Texto muito sábio!

Eu não poderia deixar de colocar esse texto aqui,tenho visto que na maioria dos casos existem problemas na relação com as pessoas pelo fato de não saber-mos nos comunicar da maneira certa,então pesquisei sobre os assunto e fiquei empolagada ao ler esse texto que definiu muito bem a forma que nos relacionamos com as pessoas no dia- a-dia.Então se você quer ter um relacionamento de cumplicidade e compreensão leia esse texto.
Estar Sempre Certo
Este é um dos maiores apegos humanos, a necessidade de sempre estar certo. Escute conversas entre as pessoas, debates na televisão, em geral forma-se um diálogo onde cada um dos lados diz que está certo e acusa o outro de estar errado.
Em metafísica, no mundo das energias não existe certo ou errado. São todas opiniões. O caminho aparentemente errado para você é o caminho certo do outro.
Demorei bastante para perceber isso em minha vida e há em mim o processo de lidar cada vez melhor com isso. Há três aspectos: Eu posso estar errado, eu não preciso estar certo, eu não preciso competir para estar certo.
Toda vez que alguém me diz que estou errado não me incomodo com isso, primeiro porque pode ser verdade. Uma idéia existe para ser usada e não para que eu me apegue a ela. O fato de estar certo ou errado não me faz melhor ou pior, superior ou inferior. Receber a resposta que eu estou errado é uma das formas mais eficientes de desenvolver a minha idéia. Eu tenho que repensá-la.
Eu não preciso estar certo, estar certo não acrescenta nada ao meu Eu Superior porque este não compete. O segredo é deixar de transformar a idéia de estar certo ou errado numa competição com a idéia do outro e permitir que se transforme numa reflexão e até numa celebração. O fato de estar certo ou errado é apenas uma opinião, me apegar a uma opinião é me apegar a um profundo estado de ilusão.
É extremamente positivo permitir-se ao erro como também é extremamente positivo ouvir a idéia do outro de mente aberta. O erro do outro pode justamente ajudar a aprimorar minha idéia de acerto ou mesmo me levar ao acerto.
Estar sempre certo leva a sérios problemas de comunicação. Estar sempre certo é verdadeiramente nunca respeitar o ponto de vista do outro. Com estranhos isso criará antipatia contra a pessoa que está sempre certa. Com familiares e nas relações cria o conflito certo. Um estranho educadamente vai dar um jeito de sair da proximidade da pessoa que está sempre certa. Não dá para fazer isso com a esposa, filho ou irmão. A certeza na própria opinião acentua a certeza na opinião contraria do outro pelo outro.
Quem está sempre certo (na verdade acha que está sempre certo) se aborrece muito mais do que aquele que sabe que pode estar errado. O apego a idéia de estar certo faz que nos identifiquemos tão fortemente com a idéia que deixamos de nos identificar com nosso próprio eu interior. Quem está sempre certo atrai pessoas que acham que sempre estão certas e as certezas das pessoas atraídas serão sempre contrárias as certezas de quem atraiu. O conflito sempre é inevitável e entrar em conflito é se aborrecer.
Nenhuma pessoa quer que você diga como ela deve pensar e também não que que você não a reconheça como ser pensante ao dizer que ela está errada. Se você tem certeza que está certo use frases como: muito inteligente sua opinião; você trouxe elementos que eu nunca havia pensado; você está ajudando a que eu repense a respeito.
Uma coisa interessante de se notar é que quando todos em seu entorno acham que você está errado e você acha que está certo é provável que esteja errado mesmo. O erro maior residiu em defender sua idéia além do bom-senso. Quando uma idéia é muito boa ela cria raízes por si mesma. Quando uma idéia precisa de defesas enormes é porque ela tem falhas ou porque é tão boa que acaba por se tornar revolucionária e irá mudar a vida de todos, poucos aceitam e acreditam que precisam de mudanças.
Quando você tem certeza de algo milhões de pessoas têm a certeza oposta a sua. Isto cria energeticamente uma batalha. As pessoas que pensam similarmente com você ficam na sua trincheira e as pessoas que pensam ao contrário ficam na trincheira de lá. Dá para perceber que achar-se sempre certo é a forma que os países criam as guerras? Quando possuir a certeza de que está certo, pense também que a idéia oposta do outro também está certa e funciona tão bem quanto a sua no sistema dele, no Universo dele. Você está certo, mas sua vida tem detalhes e elementos que a minha não tem sendo que sua idéia serve perfeitamente a você e a minha serve perfeitamente a mim.
Não perca seu tempo tentando provar que está certo, quando para de tentar provar que está certo geralmente descobre a verdade, se está certo ou está errado. Não caia no erro de por achar-se certo desligar-se do mundo externo de seus sinais e sua bondade. O mundo é como ele é, estar certo é somente um ponto de vista.
postado por
Marcelo Marinho, às 12:58

3 comentários:

  1. Que texto ótimo!
    Estava a bastante tempo sem postar.
    Como vc está?

    Que 2010 seja maravilhoso querida.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É um tema realmente polêmico e me ajudou a ver o assunto de uma outra forma. Muito interessante amor.

    Sil também é cultura! rsrsrs. Bjs!

    ResponderExcluir